domingo, 24 de janeiro de 2010

Prefeitura tucana abandona bairros de São Luis.

Por: Ronnald Kelps
Integrante do Núcleo


buracos e más condições de vivência marcam ruas da região da Cidade Operária

Apesar de a população do Bairro Santa Clara e adjacências ainda não ter despertado para o voto ideológico, mas, incandesce em seus corações cada vez mais o desejo por melhorias no saneamento, na educação, na saúde, na cidadania, áreas onde essa região é tão carente e que o Estado deveria se responsabilizar. O povo já está engatinhando na luta, porém ainda não está organizado. Resultantes dessas insatisfações, algumas mobilizações populares passaram a ser constantes e os moradores pressionam constantemente a autoridades, a fim de que estas tomem as devidas providências. Estão começando a perceber que as lideranças comunitárias são de grande fachada e servem aos poderosos através da troca de favores por interesses pessoais. Isso sem mencionar os pseudo-candidatos que aparecem em fotos junto às realizações comunitárias em período eleitoral.


Esse fenômeno eleitoreiro é constante na região da Cidade Operária, a quem o poder está concentrado nas mãos de representantes das oligarquias como Pavão Filho, Afonso Manoel, sendo este último com uma extensão na “padeiromania”. Este tipo de coronelismo afasta os bairros do intuito de se desenvolverem e do próprio avanço regional. Exemplos disso são as ruas e avenidas das vilas Janaina e Riod, o mal funcionamento do terminal de integração do São Cristóvão – o mais movimentado da cidade –, a avenida de acesso à UEMA esquecidos pelo poder público e que em tempo chuvoso desaparece.

Os ditos líderes comunitários vêm maquinando as ações de melhoria perceptivelmente enganosas. O trajeto dos ônibus da Vila Janaina nunca foi concluído e nada foi realmente trabalhado na Avenida Santa Clara a não ser o desvio da rota ocorrido recentemente, que ocasionou num maior agravamento da situação, pois os moradores eram obrigados a caminhar mais, por ruas escuras e sem segurança, à sorte de assaltantes, estupradores e, inclusive, dos próprios politiqueiros, da parada até suas residências.

Nós, do Núcleo Tecendo o Socialismo, estamos intervindo nas mais diferentes mobilizações, investigando, indagando, denunciando desmandos, abusos e interesses pessoais, além de constantemente chamarmos a população para o debate. A comunidade está começando a ficar esperta, percebendo que os tiranos e os pseudo-opositores nada fazem em prol de melhorias e qualidade de vida. Lutar contra as máquinas, contra as oligarquias... Não é nada fácil, mas é uma constante batalha de nosso núcleo do PSOL na região, percorrendo os passos que levam ao nosso objetivo principal que é o de tecer o socialismo nas mentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário